quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Como deve ser a relação entre as pessoas e seus animais de estimação?

Animais de estimação são sinônimos de amor, afeto e atenção. Uma parcela significativa dos donos os tratam como se fosse membros da família e proporcionam o devido cuidado e carinho. Por outro lado, ainda é notória, infelizmente, a presença de maus tratos e violência com os bichos de estimação na atualidade. 
Há um ditado que diz que o cão é o melhor amigo do homem, ou seja, ele é companheiro, fiel, atencioso e "brincalhão" até que o morte os separem. O cachorro é um animal de estimação mais comum a adoção. Porém, ainda há gatos, papagaios, coelhos, entre outros. Todos merecem ter um lar e se tratados bem, de forma respeitosa e carinhosa, sempre o dono atendendo às suas necessidades.
De fato, ainda há muita crueldade no mundo. Pode-se citar como exemplo o abandono e a violência com os bichos, além de alguns lugares oferecerem péssimas condições de vida e higiene. Os animais podem não ser considerados "gente", mas eles são seres vivos e é inevitável que sejam tratados de qualquer forma. 
Vale salientar que o bicho de estimação não liga se o ser humano é rico ou pobre, jovem ou idoso, doente ou saudável. Ele nunca irá julgar alguém pela aparência ou desprezar quem não tem dinheiro. É importante que o ser humano aprenda a conviver com seus animais, proporcionando a devida atenção e amor que eles merecem, pois são seres vivos que dão valor às pessoas importantes ao seu redor sem pedir nada em troca.